Tornar-se empreendedor ou empresário é uma tarefa difícil. Criar e desenvolver um produto ou serviço, e ainda pensar em um diferencial que atraia os futuros consumidores, requer muito trabalho. Criar, desenvolver, ter que recriar, adaptar até que fique bom e faça sentido, é um desafio ainda maior. Oferecer algo único, que resolva um problema específico dos consumidores, é vital para se destacar. Inovação, excelência no atendimento ao cliente ou um modelo de negócios diferente são diferenciais também necessários.
Para os empreendedores que fazem tudo sozinhos, cada aspecto da operação depende dele. Desde o desenvolvimento do produto até o marketing e a administração, tudo está em suas mãos. Criar uma cultura de criatividade, colaboração e ética, mesmo sem uma equipe, é fundamental para transformar uma boa ideia em um negócio de sucesso.
Só que dizem que é possível começar um negócio do zero, mas, será mesmo que é do zero? Para mim sempre há algum investimento. Mesmo um empreendimento caseiro, como vender bolos de pote envolve custos com ingredientes, luz elétrica, gás, embalagens, a compra de algum equipamento que seja útil para produzir misturas de ingredientes e facilite a produção como uma batedeira, liquidificador, por exemplo. - Ah! Mas é um valor irrisório, alguém pode dizer, então eu digo - Mas é um investimento.
No caso de um negócio que a princípio é online, como a Biruta Digital, os investimentos são diferentes, mas existem. Criar o site da agência, investir em uma plataforma onde eu possa gerenciar as mídias sociais tudo em um só lugar e não perder tempo usando o gerenciador de cada rede social, investimento em domínio de sites, tudo personalizado com as caixas de e-mails e assim o futuro cliente pode ter mais segurança ao entrar em contato, tempo no computador produzindo, energia elétrica, internet, o computador falhou leva para assistência técnica, é um investimento. No caso de levar para assistência é um custo porque o esforço poderia ser utilizado para criar mais conteúdos.
Nada é do zero, incluo ainda o tempo de estudos, de aperfeiçoamento. Aliás, o tempo é um investimento valioso, esses exemplos mostram que, independentemente do tipo de negócio, sempre há investimentos a serem feitos. Reconhecer e valorizar esses investimentos é crucial para o crescimento e sucesso do empreendimento e esse reconhecimento tem que partir muito mais de quem contrata o profissional ou de quem pretende contratar.
Começar um negócio do zero significa partir com recursos limitados e construir a partir daí. Cada investimento feito é um passo em direção ao sucesso. O caminho dos empreendedores exigem coragem, determinação e planejamento. A jornada é desafiadora, mas a recompensa de ver seu negócio prosperar é incomparável.
#Empreendedorismo
#Negócios
#Foco
#Liderança
#Marketing
#Publicidade
#Administração
Todos os direitos reservados a Biruta Studio Digital.
Rua da Areia, Rio Novo - Maceió/AL